Turismo

Turismo

29/01/2015
/ / /

Itumbiara, cidade as margens do Rio Paranaíba, conheça um pouco sobre nossa querida Cidade.

Gentílico: Itumbiarense Localizado no interior do estado de Goiás, na divisa com o estado de Minas Gerais. Pertencente à Mesorregião do Sul Goiano e Microrregião do Meia Ponte, situa-se ao sul da capital do estado, Goiânia, distando desta cerca de 204 quilômetros, e 411 quilômetros da capital federal, Brasília. Sua população, segundo estimativas de 2014 do IBGE é de 99.526 habitantes, sendo assim o município mais populoso de sua microrregião e o décimo primeiro mais populoso de Goiás. A área urbana do município forma uma conurbação com o município mineiro de Araporã.

O município de Itumbiara é considerado o portal de entrada do estado de Goiás. Também é o maior exportador do estado, devido à sua localização próxima a Minas Gerais e São Paulo, garantindo o escoamento da produção agrícola do sudoeste goiano através das regiões Sul e Sudeste.

O clima de Itumbiara é tropical (tipo Aw segundo Köppen), com estação chuvosa compreendida entre outubro e abril, com temperaturas moderadamente altas, e outra seca de maio a setembro, com temperaturas mais amenas. Outono e primavera são estações de transição. É comum na região de Itumbiara a alteração repentina de temperaturas. Suas alterações climáticas mais significativas se dão em meados de agosto até o mês de janeiro, quando o clima fica substancialmente quente com temperaturas, podendo se aproximar ou até mesmo passar dos 40 °C.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período entre setembro de 1993 e maio de 2012, a menor temperatura registrada em Itumbiara foi de 1,9 ºC em 18 de julho de 2000, e a maior atingiu 40,7 ºC em 15 de outubro de 1997. Os maiores acumulados de chuva observado em 24 horas foram de 122,5 mm em 27 de dezembro de 1996 e 113 milímetros em 8 de dezembro de 2003.23 Em um mês o maior volume de chuva registrado foi de 552,8 milímetros em março de 2011.

 

Ecoturismo
É o grande responsável pelo turismo de Itumbiara, um dos caminhos para o desenvolvimento da cidade. Isso caracteriza-se pelas vantagens competitivas da localidade neste quesito, com um destaque maior para o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba, que possui profundidades de 521,20 metros, uma área inundada de 778 km² e um volume total de 17 bilhões m³. Isso corresponde a duas Baías da Guanabara.

Rio Paranaíba
A cidade de Itumbiara acha-se colocada a margem direita do caudaloso Rio Paranaíba. O Rio Paranaíba destaca-se no centro como um enorme espelho que reflete de um lado os edifícios bem construídos que lhe margeiam, e do lado oposto, o Estado de Minas Gerais, vejamos alguns fatos históricos do Rio Paranaíba.
A primeira exploração neste rio foi feita por Estanislau Gusterre em 1808, em 1816, foi feita nova exploração do Rio Paranaíba, desta feita por José Pinto Fonseca e João Caetano da Silva, que também desceu rio abaixo. Depois em 1824 nova exploração feita por Antônio José Leite.
O Rio Paranaíba nasce na Serra da Mata da Corda em Minas Gerais, e em seu percurso recebe de ambas as margens os Rios Jacaré, São Marcos, Bagagem, Ouvidor, Pirapitinga, Veríssimo, das Velhas, Corumbá, Peixe ou Aporé e o Rio Grande, onde se forma o Rio Paraná.

Atrativo
Nos últimos anos, tornou-se frequentes na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba encontros entre pescadores e equipes de pesca para a prática de pesca esportiva, fato que se tornou destaque em revistas especializadas que considera Itumbiara o 2º melhor lugar do Brasil para a pesca esportiva do Tucunaré. O rio também sedia modalidades esportivas aquáticas.

O Kartódromo Internacional Dr Henrique Santillo
Situado ao centro-oeste da cidade, é sede de eventos regionais, nacionais e internacionais. Possui capacidade para 5.000 pessoas.

Praça Matriz

O Prefeito Municipal Coronel Sidney Pereira de Almeida, por decreto nº 538 de abril de 1.934, autorizou a construção do 1º Jardim Público da cidade, atual “Praça da República”. Além da instalação de um carneiro hidráulico (um tipo de torneira), para servir a praça e população.
O projeto desde jardim foi executado pelo Engenheiro Dr. Eduardo Figueiredo Mendes, e entregue ao público com grande festa no dia 23 de junho de 1.935.

Ponte Afonso Pena
A construção da ponte Affonso Pena, se deu pela grande necessidade para o desenvolvimento da região do Sudoeste goiano, para maior ligação com os grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. A balsa existente no local, já não estava mais atendendo às necessidades do povoado e da região.
A inauguração da ponte, foi no dia 15 de novembro de 1.909, com o nome de Ponte AFFONSO PENNA, uma homenagem ao Presidente da Republica seu construtor. Hoje a Ponte Affonso Pena não se encontra em seu lugar de origem. Foi removida pelos engenheiros de Furnas para servir o trafego de carros da Vila Operária Residencial de Furnas a Hidrelétrica de Itumbiara. Hoje é um Monumento Histórico de grande valor do Centro Oeste.

Ponte Cyro Gomes
Construída no Rio Paranaíba, em substituição a antiga Ponte Affonso Penna, que ocorreu durante a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília DF, em 1960.
A ponte teve início da construção em 1958, em 1961 inaugurou-se a Ponte JK, que levou o nome de seu construtor, anos depois a Ponte passou denominar Ponte Cyro Gomes de Almeida.

Agenda de Eventos:
Itumbiara realiza diversos eventos todos os anos. Alguns são bem conhecidos pela população local. Há grandes eventos religiosos e culturais sediados e realizados na cidade.

Entre os de destaque:
Festa de São Sebastião, realizada em 20 de janeiro;
Festa de Santa Rita de Cássia, em maio;
Quermesse de Cristo Rei, realizada entre os dias 1º e 10 de maio.
O Arraiá de Itumbiara, em junho.
A Exposição Agropecuária, realizada em julho;
Semana Ecológica, realizada em junho;
Aniversário do município, comemorado em 12 de outubro.

Comments are closed.

top